"O humor, o entusiasmo e a alegria são elementos fundamentais à educação. Convida a criança a desejar o desejo de aprender, fazendo de suas fantasias alimento para o conhecimento".
(Maria Lúcia de Oliveira)

domingo, 1 de maio de 2011

DICA DE ATIVIDADE

Leitura de imagens

Organize a sala em círculo, divida os alunos em duplas, trios  ou individualmente e entregue a cada aluno imagens que retratem cenas de um texto, pedindo que os mesmos recortem e colem as imagens na folha de acordo com a ordem dos acontecimentos ocorridos na história. Após a colagem, mostre a ordem certa das imagens e junto com os alunos analise as ordens construídas por eles. O principal objetivo dessa atividade é trabalhar a interpretação de textos não só através de palavras, mas através da leitura de imagens, diferenciando as interpretações feitas pelos colegas de classe.
 O texto utilizado foi: "Tesoura não é Cenoura" de Mary e Eliardo França.

Ideia retirada do livro: Vivência e Construção (ver bibliografia abaixo)


Escreva o texto deixando espaços para os alunos colarem as imagens

Entregue as imagens misturadas, para que os mesmos associem a figura ao texto

MIRANDA, Cláudia
 Alfabetização / Cláudia Miranda, Angélica Carvalho Lopes, Vera Lúcia Rodrigues.
São Paulo: Ática, 2001. (Vivência e Construção)
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário